Um dos números que mais chamou a atenção na divulgação da 22ª Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e seu Uso nas Empresas, nesta terça-feira, 19/04, foi o índice de penetração dos computadores do mercado brasileiro: 44%. Este número representa 85 milhões de computadores em uso no País e, mais que isso, coloca o Brasil acima da média mundial. A média mundial de penetração de computadores é de 36%. Por outro lado, nos Estados Unidos este percentual é de 106%, com uma base instalada de 330 milhões de computadores. A pesquisa divulgada pela FGV também mostra que a média nacional está acima da global também quando se fala da venda de telefones e TVs.
Quando se fala em telefones, a penetração no Brasil chega a 130%, com uma base de 250 milhões de telefones, contra 99% de média global. Nos Estados Unidos, o percentual é de 146%, representados por uma base instalada de 454 milhões de telefones.
Com o boom de venda de TVs em 2010, o Brasil chegou a este ano com uma base instalada de 155 milhões de televisores, o que representa uma penetração de 80%, contra uma média global de 58% de penetração. Nos Estados Unidos, com 400 milhões de televisores, o índice é de 129%.
De acordo com Fernando Meirelles, coordenador da pesquisa, estes índices foram adotados para mostrar o quanto o Brasil está bem posicionado em relação à média global e, ao mesmo tempo, o quanto ainda estamos distantes do líder de mercado.Com os números apresentados, o mercado brasileiro de PCs passa a representar 3,4% da base mundial. Com telefones, são 3,7% e, com as TVs, 3,9%.